quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

PEIXE (ICHTHYS): Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador

Olá!
Esse post é especialmente para a Débora Rodrigues, uma querida ex-aluna do Luterano.
E também para você que já se deparou com uma imagem como essa abaixo, e sempre quis saber o significado.


Trata-se de um dos símbolos mais antigos do cristianismo, senão o mais antigo.



Grego:
ίχθύς - ICHTHYS (peixe em Português).

No grego, a palavra que significa peixe, produz um acróstico cheio de significado:
Ίησοΰς – Χριστός – Θεού – Υίός - Σωτήρ
I)ÉSÚS - (CH)RISTÓS - (TH)EOÚ - (HY)ÓS - (S)ÓTÉR
JESUS - CRISTO - DEUS - FILHO - SALVADOR

Traduzindo esse acróstico grego: Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador.

A origem desse símbolo está nos primeiros anos de vida da Igreja Primitiva: desde o primeiro século os cristãos eram perseguidos, e não podiam declarar publicamente sua fé. Não podiam sair confessando "Creio em Jesus". Por esta razão, os cristãos desenvolveram formas "discretas" de confessar sua fé, sem correr o risco de ir parar nas Arenas com os leões. Uma delas era desenhar, mesmo no chão ou na parede, aquele peixe estilizado, como vemos no início deste tema. E por que razão o peixe poderia ser o símbolo do cristianismo? Por que os primeiros discípulos eram pescadores e se tornaram pescadores de gente? Por que Jesus fez um célebre milagre de multiplicar pães e peixes? A identificação com esses fatos bíblicos é interessante, mas, a razão é mais poética!! É que peixe em grego - língua corrente do Império Romano nos tempos de Jesus - forma o belíssimo acróstico citado acima.
Para nós cristãos é mais que uma simples coincidência, é uma Declaração de Fé.
Melhor dizer: é a menor e mais completa Declaração de Fé: "Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador!"

9 comentários:

  1. Belíssima explicação Sr. Bender

    Contudo, todos os indícios levam a crer que o primeiro símbolo adotado pelos cristãos foi exatamente a Cruz, altar de sacrifício do Cordeiro de Deus. Mesmo porque ela é peça fundamental do Querigma (pregação da história da salvação).

    Não há Cristo sem Cruz! Ou seja. Pra entender a Salvação é necessário conhecer a Cruz. Por isso ela foi o primeiro sinal dos Cristãos.

    Acontece que a Cruz era o principal instrumento de condenação a morte do Imperio Romano. E facilmente se identificava os seguidores do Nazareno pelo símbolo da Cruz. Aí os cristãos começaram a se comunicar por códigos. E então veio o Peixe. Que é como o Sr. mencionou: "A menor e mais completa declaração de fé!" Por sinal muito bem explicado acima. (Parabéns).

    Logo, os códigos cristãos evoluíram a ponto de se ter o código do alfabeto numérico que deu origem ao número 666 (que é a soma dos números do nome completo do imperador Nero César)


    Um abraço e uma prece.

    ResponderExcluir
  2. Olá Aramis
    Grato pelas considerações e pela belíssima explicação significado da morte pela cruz.
    Se tiver mais alguma reflexão, e uma forma de compartilhar conosco, por favor nos informe.

    ResponderExcluir
  3. O 666 não é uma marca simbólica dos cristãos ou código ou coisa parecida, esta expressão numérica, está bem definada na Biblia que é a marca daqueles que não pertencem a Cristo, e isto podemos perceber nitidamente no seguinte texto retirado da biblia escrito por João no livro de Apocalipse capitulo 13 verso 1º "...Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios..."
    Verso 14 ao 18 "...Seduziu os habitantes da terra com os prodígios que lhe era dado fazer sob a vigilância da Fera, persuadindo-os a fazer uma imagem da Fera que sobrevivera ao golpe da espada, Foi-lhe dado, também, comunicar espírito à imagem da Fera, de modo que essa imagem se pusesse a falar e fizesse com que fosse morto todo aquele que não se prostrasse diante dela. Conseguiu que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, tivessem um sinal na mão direita e na fronte,e que ninguém pudesse comprar ou vender, se não fosse marcado com o nome da Fera, ou o número do seu nome. Eis aqui a sabedoria! Quem tiver inteligência, calcule o número da Fera, porque é número de um homem, e esse número é seiscentos e sessenta e seis."

    ResponderExcluir
  4. Bem. O Alfabeto numérico é tão somente a atribuição de números a letras. Por exemplo: A=1 B=2 C=3 .... Assim a palavra "ABBA" pode ser expressada por número como "6" = 1 + 2 + 2 + 1 ou A + B + B + A. O nome completo do Imperador Nero em grego, dá exatamente 666.

    O Apócalipse é um livro de visões. Escrito com base nas visões de São João Apóstolo (o mesmo João autor do Evangelho, do pé da Cruz com Maria, da noite escura no Jardim das Oliveiras, da Santa Ceia e do monte da Transfiguração).

    Por se tratar de um livro de visões. É um livro que deve ser "muito bem estudado". "Cautelosamente." "Teologicamente." Para que suas interpretações não se disvirtuem do propósito para o qual foi escrito. E ele foi escrito não com o propósito de meter medo nas pessoas. Mas de dar Esperança aos filhos do céu.

    Caríssimo Felipe. Na época em que o Apocalipse foi escrito. Os índios da América, por exemplo, Não sabiam nada de Cristo. Nem do 666. Não pertenciam a Cristo, mas isso não quer dizer que eles pertenciam a Nero ou a satanás.

    Deus nos cobrará de acordo com o que Ele nos deu. Isso está perfeitamente explicado na parábola dos talentos. Um dos grandes erros dos pastores de hoje, é que eles interpretam a bíblia a sua maneira. E o pior, passam isso para suas ovelhas. A Bíblia não é um livro paradidádico, que cada um ler a sua maneira. É um Livro Sagrado. E justamente por ser Sagrado. É que se deve ter o devido respeito.

    O Prof. Bender pesquisa e estuda antes de escrever. Isso denota sabedoria.

    Quando se estuda a Bíblia. Devemos pois levar fundamentalmente em consideração a "situação" em que ela foi escrita. E não interpretar tudo ao pé da letra. Existem livros históricos, proféticos, de visões e de sabedoria. Cada um tem sua importância. Mas não se pode ler um profético, da mesma maneira que um histórico. Ou você irá entrar em contradição.

    Um abraço e uma prece.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante todas as contribuições da página. No entanto não vi motivos para se implicar sobre o grupo de protestantes quanto a interpretação, uma vez que não apenas este grupo comentem equívocos interpretativos.
    Vejo que Aramis Neto, na primeira postagem não deixou tão clara quanto na segunda a sua ideia. Dever maior que estudar as Escrituras, é vivê-las, isso nos quer dizer sobre o Infinito Amor e Bondade expressa na vida do Cordeiro de Deus, e que tão belamente nos fala em sua morte. Assim, seria tão diferente um mundo em que não houvesse tantas discussões, por vezes, desnecessárias, em detrimento do melhor, do amor, da compreensão, da comunhão.
    A Paz e a Graça do Senhor Jesus a todos!

    ResponderExcluir
  6. esse e o único símbolo cristão....qual a verdade sobre esse simbolo????

    ResponderExcluir
  7. Então o nome Cristo não significa nada de ungido?
    Cristo – Wikipédia, a enciclopédia livre
    pt.wikipedia.org/wiki/Cristo
    Cristo é o termo usado em português para traduzir a palavra grega Χριστός (Khristós) que significa "Ungido".

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se tem diferença para que lado o peixe é desenhado, exemplo nadando para o lado direito ou esquerdo?!

    ResponderExcluir